Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: QUEM FAZ A LAPA VIVER É NÓS: IMAGINÁRIO E GENTRIFICAÇÃO DO BAIRRO DAS QUATRO LETRAS
Autor: FABIANA DE PINHO
Colaborador(es): RENATO CORDEIRO GOMES - Orientador
Catalogação: 30/MAR/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29528&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29528&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29528
Resumo:
A dissertação Quem faz a Lapa viver é nós: imaginário e gentrificação do bairro das quatro letras pretende abordar a construção imaginária do bairro da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro, no intuito de compreender qual o papel do imaginário nos processos de gentrificação deste bairro e como este, o imaginário, sobrevive em expressões discursivas na atualidade. Para atingir os objetivos deste trabalho, na perspectiva de que os imaginários urbanos existem a partir de construções coletivas, optou-se por analisar algumas expressões discursivas, como obras literárias - os livros Lapa, de Oswaldo Martins; Lapa e Noturno da Lapa, de Luís Martins; Lábios que beijei, de Agnaldo Silva -; as antologias de Gasparino Da Mata e de Isabel Lustosa; algumas canções; algumas produções cinematográficas, como o documentário L.A.P.A, de Cavi Borges e Emílio Domingos, o filme Madame Satã, de Karim Ainouz e entrevistas com o músico Pedro Miranda, ex-integrante do Grupo Semente, e com o jornalista Bruno Maia.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF