Título: | ESTAMOS ALUNOS: UM ESTUDO SOBRE A IDENTIDADE CONTEMPORÂNEA DOS ALUNOS DO COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO | |||||||
Autor: |
FABIO FACCHINETTI FREIRE |
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Colaborador(es): |
MARIA ISABEL MENDES DE ALMEIDA - Orientador |
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Catalogação: | 24/MAR/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29491&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29491&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29491 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta investigação objetivou conhecer o aluno contemporâneo do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), em sua relação com as fardas, as insígnias, a linguagem e os gestos privativos do Exército Brasileiro, considerando que a Força Armada lança mão destes itens identitários para a reprodução de seu espírito militar. A pesquisa utilizou, como metodologia, a Teoria do Ator-Rede (Actor-Network Theory), de Latour, bem como o conceito de dispositivo, a partir de Foucault e ampliado por Agamben. Na estratégia de seguir os atores foram identificadas as apropriações, releituras e ressignificações por meio das quais os discentes convivem no CMRJ e, também, de que maneira a própria instituição militar colabora para com esse processo.
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