Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ESTAMOS ALUNOS: UM ESTUDO SOBRE A IDENTIDADE CONTEMPORÂNEA DOS ALUNOS DO COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO
Autor: FABIO FACCHINETTI FREIRE
Colaborador(es): MARIA ISABEL MENDES DE ALMEIDA - Orientador
Catalogação: 24/MAR/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29491&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29491&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29491
Resumo:
Esta investigação objetivou conhecer o aluno contemporâneo do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), em sua relação com as fardas, as insígnias, a linguagem e os gestos privativos do Exército Brasileiro, considerando que a Força Armada lança mão destes itens identitários para a reprodução de seu espírito militar. A pesquisa utilizou, como metodologia, a Teoria do Ator-Rede (Actor-Network Theory), de Latour, bem como o conceito de dispositivo, a partir de Foucault e ampliado por Agamben. Na estratégia de seguir os atores foram identificadas as apropriações, releituras e ressignificações por meio das quais os discentes convivem no CMRJ e, também, de que maneira a própria instituição militar colabora para com esse processo.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE PDF    
INTRODUÇÃO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
INTERLÚDIO PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CONCLUSÃO PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF