Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: CONCEITOS TECNO-LÓGICOS COMO CONTEÚDO NO ENSINO DO DESIGN
Autor: EDWARD BERMUDEZ MACIAS
Colaborador(es): RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador
Catalogação: 14/MAR/2017 Língua(s): ESPANHOL - MEXICO
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29393&idi=1
[es] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29393&idi=4
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29393
Resumo:
A tecnologia representa um conjunto complexo de conhecimentos, onde a sua diversidade é pouco ou nulamente refletida no planejamento curricular, com mínima evidência de seu uso no desenvolvimento de projetos além do instrumen-tal. No entanto, o design é cada vez mais um fator determinante entre os possíveis desenvolvimentos tecnológicos e sua relação com as necessidades, valores e ex-pectativas sociais. Assim, a partir dos resultados de um estudo exploratório sobre a presença de conhecimento teórico da tecnologia em projetos de design que fo-ram investigadas nas interpretações da literatura do termo tecnologia, bem como a natureza e classificação dos seus conhecimentos, estabelecendo sua relação com o design. Posteriormente, uma análise da situação atual do projeto de ensino e tec-nologia, nos permite compreender como tal conhecimento é usado como conteúdo, e que fatores estão sendo investigados particularmente para aqueles que, por seu caráter abstrato e mais perto da teoria, podem ser chamados concei-tos. Armados com categorias que refletem a grande diversidade, foi desenvolvi-do um estudo de caso representativo do ensino de conhecimentos tecnológicos em programas de design universitários no México, com possibilidade de generaliza-ção para América Latina. As provas obtidas permitiram contrastar os achados na literatura, e oferecer a partir da realidade uma série de conceitos emergentes que contribuíram para sintetizar os temas que influenciam o ensino de tecnologia em design: se ensina a partir das interpretações existentes do design e tecnologia, se age dentro dos limites da situação de ensino, e se transforma o ensino de tecnolo-gia por conta da prática profissional real. A investigação em geral, por seu caráter exploratório, abre novas perspectivas para o estudo do ensino do design, da rela-ção entre design e tecnologia, e da formalização teórica para o design. Errata e atualizações disponíveis em: http://bit.ly/Edward_Bermudez
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF