Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: GESTÃO SUSTENTÁVEL DE CENTROS DE DIFUSÃO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E CULTURA: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE AUTOAVALIAÇÃO
Autor: IRLAINE DE ALVARENGA CIDADE
Colaborador(es): MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA - Orientador
Catalogação: 14/MAR/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29384&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29384&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29384
Resumo:
O objetivo da dissertação é propor um modelo de autoavaliação de desempenho de Centros de Difusão de Ciência, Educação e Cultura (CDCEC), na perspectiva da sustentabilidade e com base na Norma ABNT NBR ISO 9004:2010. Busca-se demonstrar que a ferramenta de autoavaliação proposta na Norma ABNT NBR ISO 9004:2010, se adaptada, pode ser utilizada de maneira efetiva para medir o nível de maturidade dos sistemas de gestão de CDCEC. A pesquisa pode ser considerada aplicada, descritiva e metodológica. Quanto aos meios de investigação, a metodologia compreende pesquisa bibliográfica e documental; construção do modelo de autoavaliação de desempenho de CDCEC em sustentabilidade; uso do método analítico hierárquico (AHP) para definição dos pesos dos elementos de avaliação; estudo de caso da FPCRJ para demonstração da aplicabilidade do modelo de autoavaliação; análise e interpretação e análise dos resultados da autoavaliação da FPCRJ; e formulação das conclusões da pesquisa e recomendações. Destaca-se como resultado principal um modelo inovador de autoavaliação de desempenho em sustentabilidade para CDCEC, compreendendo oito elementos-chave e 40 elementos detalhados. O estudo de caso da FPCRJ demonstrou ser viável determinar o nível de maturidade do sistema de gestão de um CDCEC, a partir de adaptações na ferramenta de autoavaliação definida na Norma ABNT NBR ISO 9004:2010. Permitiu ainda identificar oportunidades de melhoria que poderão ser objeto de ações por parte da alta liderança da Fundação, visando alcançar níveis superiores de sustentabilidade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF