Título: | UMA ARQUITETURA PARA O DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES GRÁFICAS BASEADAS EM GRAFOS | ||||||||||||
Autor: |
JULI LING CHING HUANG |
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Colaborador(es): |
MARCELO GATTASS - Orientador WALDEMAR CELES FILHO - Coorientador |
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Catalogação: | 02/SET/2002 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=2920&idi=1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2920 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O desenvolvimento de interfaces gráficas baseadas na
manipulação direta de objetos da aplicação representados em
um canvas é uma tarefa complexa que encontra pouco
suporte de desenvolvimento nas tecnologias de programação
atuais. Grafos dirigidos na forma de diagramas esquemáticos
são usados em programas de supervisão, controle e
simulações de gerenciamento de energia elétrica, em
automações industriais e diversos outros sistemas
semelhantes em que o processo é representado por uma série
de componentes interconectados. São inúmeras as aplicações
baseadas nestes tipos de objetos, a ponto de merecerem
ferramentas especiais para o seu desenvolvimento. Este
trabalho propõe uma arquitetura para o desenvolvimento de
interfaces gráficas baseadas em grafos que permita ao
usuário a criação e instanciação de equipamentos com
atributos e comportamentos dependentes da aplicação, com um
alto grau de abstração. Como ferramenta para o
desenvolvimento de aplicações sob a arquitetura proposta,
foi implementada uma biblioteca de objetos gráficos com
suporte à informação de grafo subentendido nos diagramas. O
objetivo principal da arquitetura é permitir que o
programador se concentre no desenvolvimento da aplicação,
abstraindo-se das questões relacionadas com a interface.
Esta arquitetura foi validada através de protótipos de
aplicações industriais reais.
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