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Título: UMA ARQUITETURA PARA O DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES GRÁFICAS BASEADAS EM GRAFOS
Autor: JULI LING CHING HUANG
Colaborador(es): MARCELO GATTASS - Orientador
WALDEMAR CELES FILHO - Coorientador
Catalogação: 02/SET/2002 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=2920&idi=1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2920
Resumo:
O desenvolvimento de interfaces gráficas baseadas na manipulação direta de objetos da aplicação representados em um canvas é uma tarefa complexa que encontra pouco suporte de desenvolvimento nas tecnologias de programação atuais. Grafos dirigidos na forma de diagramas esquemáticos são usados em programas de supervisão, controle e simulações de gerenciamento de energia elétrica, em automações industriais e diversos outros sistemas semelhantes em que o processo é representado por uma série de componentes interconectados. São inúmeras as aplicações baseadas nestes tipos de objetos, a ponto de merecerem ferramentas especiais para o seu desenvolvimento. Este trabalho propõe uma arquitetura para o desenvolvimento de interfaces gráficas baseadas em grafos que permita ao usuário a criação e instanciação de equipamentos com atributos e comportamentos dependentes da aplicação, com um alto grau de abstração. Como ferramenta para o desenvolvimento de aplicações sob a arquitetura proposta, foi implementada uma biblioteca de objetos gráficos com suporte à informação de grafo subentendido nos diagramas. O objetivo principal da arquitetura é permitir que o programador se concentre no desenvolvimento da aplicação, abstraindo-se das questões relacionadas com a interface. Esta arquitetura foi validada através de protótipos de aplicações industriais reais.
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