Título: | OTIMIZAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DE MOVIMENTAÇÃO DE PETRÓLEO: APLICAÇÃO AO SISTEMA TERMINAL DUTO REFINARIA | |||||||
Autor: |
ROSA BLAJBERG BENZECRY |
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Colaborador(es): |
SILVIO HAMACHER - Orientador |
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Catalogação: | 17/FEV/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29183&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29183&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29183 | |||||||
Resumo: | ||||||||
As decisões de cunho operacional tomadas no dia-a-dia das atividades de
programação de movimentação de petróleo têm um forte impacto sobre o custo total
desta cadeia de suprimentos. O desafio das áreas que tomam estas decisões diárias é
elaborar uma programação de movimentação com o menor custo, com um alto nível
de confiança e que seja factível para um determinado horizonte de tempo. Neste
contexto, a utilização de programação matemática na programação de refinarias,
dutos e terminais da cadeia de petróleo e derivados vem atraindo atenção crescente da
indústria de petróleo. Este trabalho apresenta uma formulação matemática baseada em
Programação Linear Inteira Mista (MILP) para o problema da movimentação de
petróleo de um terminal até uma refinaria. No caso estudado, a movimentação
acontece através de navios que descarregam seu produto no terminal de São Francisco
do Sul, localizado no Estado de Santa Catarina, passando pelo duto OSPAR até
chegar a seu destino final – a Refinaria de Araucária (REPAR), localizada no Estado
do Paraná. Os principais resultados do modelo são a programação do sequenciamento
de qual navio irá atracar no terminal, qual petróleo será descarregado e qual o volume
e tipo de petróleo que será bombeado no duto para chegar a refinaria. O objetivo do
modelo é minimizar os custos operacionais tomando-se em consideração o
atendimento à demanda da refinaria, restrições de capacidade, disponibilidade de
petróleo, manutenção dos estoques da refinaria e o bombeio ou não durante o período
conhecido como horosazonal. Cenários testados com dados fornecidos pela Petrobras
demonstram que através dos resultados do modelo é possível definir se há
necessidade de utilizar o duto durante o horário de ponta ou não, garantindo a
contratação de energia previamente junto às concessionárias, evitando desta forma o
pagamento de multas, reduzindo um custo evitável. A partir dos resultados
numéricos, ficou comprovado que o modelo pode gerar uma programação de
movimentação de petróleo otimizada, em cenários de uma semana e um mês, ou
indicar que não existe programação viável para tal cenário.
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