Título: | REDES SOCIAIS DIRIGIDAS AO CONTEXTO DAS COISAS | |||||||
Autor: |
MARCIO LUIZ COELHO CUNHA |
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Colaborador(es): |
HUGO FUKS - Orientador |
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Catalogação: | 09/FEV/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29090&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29090&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29090 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A cada dia mais e mais brasileiros possuem um telefone celular de última
geração com conexão à internet. Estes novos aparelhos são capazes de ler
diferentes tipos de etiquetas usadas para armazenar, recuperar e gerenciar
informações, e estão conosco em toda parte para apoiar nossas tarefas diárias.
Estes pequenos computadores são conscientes de seu entorno, e propícios à
comunicação e colaboração com o mundo real. Devido a sua popularidade,
disponibilidade e massa crítica de usuários atingida, novos serviços são
desenvolvidos baseados no conceito da computação ubíqua, onde computadores e
seres humanos são unificados em torno da noção de ambiente. Estes sistemas
pervasivos lidam com questões de interação de contexto e reconhecimento de
ambientes, e se adaptam de acordo com as preferências do usuário. Nesta
dissertação são descritos o desenvolvimento e testes de usabilidade de uma rede
social que é fundamentada nos conceitos da computação ubíqua e Internet das
Coisas. Esta rede social, dirigida para o tema da enogastronomia, é acessível por
dispositivos móveis e utiliza códigos de duas dimensões colados nas garrafas dos
vinhos para através do software e da câmera do celular trazer informações de
acordo com o contexto do objeto, lugar e preferência do usuário.
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