Título: | AGES E STAGES QUESTIONNAIRE-BRAZIL-2011: AJUSTES À ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DO ASQ-BR A CRECHES E PRÉ-ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO | |||||||
Autor: |
CRISTINA MARIA TEIXEIRA SANTANA |
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Colaborador(es): |
JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - Orientador |
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Catalogação: | 08/FEV/2017 | Língua(s): | INGLÊS - ESTADOS UNIDOS |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29081&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29081&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29081 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Creches e pré-escolas podem beneficiar-se profundamente de instrumentos de triagem precisos e confiáveis. O Ages e Stages Questionnarie foi adaptado para o português brasileiro em 2010 (Filgueiras et al., 2013) e renomeado ASQ-BR. Independentemente de seus bons resultados, foram necessárias modificações em alguns de seus itens para melhorar a medida do instrumento. O objetivo do presente estudo é o de modificar tais itens e verificar se as mudanças lograram aumentar a confiabilidade do teste. Este estudo pesquisou 67.522 crianças de 972 creches públicas e pré-escolas do Rio de Janeiro, Brasil. Os dados foram coletados em novembro e dezembro de 2011. As mudanças nos itens foram feitas considerando-se o alfa de Cronbach e a correlação item-total do ASQ-BR. Foram calculadas a confiabilidade, dimensionalidade e correlações item-total. Quanto à dimensionalidade, 86,2 por cento das escalas do ASQ-BR-2011 foram unidimensionais. A consistência interna mostrou melhora de 2010 para 2011 com 53,8 por cento das escalas tendo aumentado o alfa contra 41,2 por cento tendo diminuído e 5,0 por cento tendo permanecido com os mesmos valores. Finalmente, 65,2 por cento dos itens modificados apresentaram melhora com base nas correlações item totais. Embora o objetivo do presente estudo tenha sido parcialmente alcançado, algumas escalas apresentaram resultados abaixo dos critérios estabelecidos. Por outro lado, as medidas do instrumento melhoraram em vários aspectos de 2010 para 2011, especialmente no domínio pessoal / social.
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