Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: O MAL-ESTAR NAS RELAÇÕES ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS NA ATUALIDADE
Autor: ISABEL CRISTINA BOGÉA BORGES
Colaborador(es): SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG - Orientador
Catalogação: 07/FEV/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29061&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29061&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29061
Resumo:
O tema desta dissertação é o mal-estar na relação entre adultos e crianças na atualidade. Seu interesse é responder às seguintes questões: 1) o malestar contemporâneo está relacionado com a crescente conjugação do discurso da ciência com o capital, trazendo uma objetalização generalizada do sujeito? 2) como podemos entender a dinâmica destas relações à luz dos esclarecimentos propostos pela psicanálise? 3) estão os analistas preparados para responder a esta convocação de escuta que nos fazem os impasses de nossa sociedade? Tendo como ponto de partida o postulado freudiano sobre a sexualidade infantil e o narcisismo parental na constituição psíquica da criança, Sua majestade o bebê, propomos, com Lacan, uma leitura estrutural a partir de sua teoria do significante, atribuindo à mãe e ao pai lugares e funções na estruturação do sujeito. O amor engendrado pelo discurso da família não é um amor desnaturalizado, mas se inscreve, pelo desejo articulado ao objeto, à falta de objeto. O desejo não anônimo dos pais coloca o infans enredado na fantasia daquele que dele se ocupa. Entre mãe e criança, pai e filho, educador e aluno, há a dimensão do gozo e da linguagem. Investigamos os efeitos da prevalência do discurso pedagógico científico nas relações entre adultos, adolescentes e crianças, a partir da questão da transmissão do saber na atualidade, revelando as questões éticas implicadas no regime de gozo atual fora da lei do pai. A teoria dos discursos e do laço social em Lacan subsidiou nossa investigação, que encontrou, no trabalho em cartel, uma possível prática em pequenos grupos. Responsabilizando-se por seu sintoma e não o negando, o sujeito terá a chance de aliar-se ao bem dizer do sintoma. Uma das grandes contribuições da psicanálise, a nosso ver, é confrontar-se com o saber não todo, o saber inconsciente, deixando cair por terra o almejado saber absoluto.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF