Título: | UM ESTUDO SOBRE PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO PRECOCE E O ENGAJAMENTO DOS PAIS COMO CO-TERAPEUTAS DE CRIANÇAS AUTISTAS | ||||||||||||
Autor: |
CAROLINA SALVIANO DE FIGUEIREDO |
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Colaborador(es): |
CAROLINA LAMPREIA - Orientador |
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Catalogação: | 07/FEV/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29057&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29057&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29057 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Estudos apontam para a importância dos pais como co-terapeutas no
tratamento de crianças com o diagnóstico de Transtorno do espectro do autismo.
Ao revisarmos algumas das principais pesquisas que preocupam-se com o
engajamento dos pais na terapia, podemos observar melhoras significativas,
como: aumento da generalização das habilidades aprendidas, melhora significativa
do contato afetivo, aumento da atenção compartilhada e principalmente, melhora
da comunicação verbal e não verbal, indicando a eficácia da inclusão dos pais na
terapia. Por ser a comunicação a principal área de intervenção, citaremos o
desenvolvimento da comunicação em crianças típicas e nas crianças autistas.
Modelos como o ESDM (Early Start Denver Model/Modelo Denver de
intervenção precoce; Rogers e Dawson, 2010) e o PRT (Pivotal Response
Treatment/Tratamento de Respostas Pivôs; Koegel e Koegel, 2006) consideram
importante e necessário o treinamento destes pais para um melhor
desenvolvimento das crianças. Ambos utilizam técnicas comportamentais e
desenvolvimentistas para estimularem habilidades sociais, comunicativas e
cognitivas. Por isso, tornou-se necessário citarmos os dois tipos de abordagens. O
objetivo deste estudo é fazer uma pesquisa bibliográfica, realizando uma revisão
teórica das metodologias citadas e de pesquisas que utilizam estas metodologias
para o treinamento de pais como co-terapeutas de seus filhos autistas. Avaliar a
eficácia da participação destes pais no tratamento de seus filhos e propor uma
intervenção baseada no grupo de pais, serão objetivos importantes. Grupos de
treinamento e de apoio são apresentados como sugestões para que os pais sejam
orientados e também apoiados.
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