Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: REPOSITÓRIO DE AGENTES BASEADO EM SEMÂNTICA
Autor: MERLIN PARRA JIMENEZ
Colaborador(es): CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA - Orientador
Catalogação: 23/JAN/2017 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28787&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28787&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28787
Resumo:
A adoção de abordagems de desenvolvimento orientada a agentes de software traz inúmeros benefícios, tais como o suporte à análise, ao projeto e a implementação de sistemas de software. Postulamos que um ambiente de desenvolvimento robusto para a construção de sistemas orientados a agentes de software será reforçado por meio de métodos avançados de reuso. O reuso na engenharia de software leva à redução de custos e tempo envolvidos no desenvolvimento dos projetos. Além disso, promove melhorias relacionadas à adatação a diferentes exigências e necessidades dos engenheiros de software, melhorando qualidade dos sistemas desenvolvidos. No entanto, a pesquisa relacionada ao reuso de agentes ainda é escassa. Consequentemente, o problema da organização e do armazenamento de artefatos orientados a agentes ainda não atende as necessidades dos engenheiros de software. Portanto, o processo de recuperação de agentes ainda é um importante desafio a ser superado na engenharia de software orientada a agentes. Neste contexto, esta dissertação propõe uma metodologia e um protótipo de repositório baseado em tecnologias da web semântica que suportam estratégias de reuso, fundamentais ao processo de desenvolvimento de sistemas orientados a agentes. A metodologia proposta inclui (i) um meta-modelo flexível para representar os agentes e as suas características comuns e variáveis. Tais características são modeladas por meio de uma ontologia e um modelo de características (em inglês feature model), (ii) uma taxonomia específica de domínio para classificar os agentes de acordo com o seu domínio de aplicação, (iii) uma taxonomia para classificar os diferentes tipos de agentes, (iv) um serviço de subscrição (RSS) para anunciar a atualização dos agentes associados a categorias específicas, (v) um sistema de recomendação, apoiado por a ontologia e as taxonomias propostas, que permite aos usuários descobrir agentes reutilizáveis inter-relacionados, e (vi) métodos avançados de busca e navegação. Finalmente, avaliamos o repositório construído. O resultado da nossa avaliação mostra que o método proposto promove uma melhoria em relação à relevância da recuperação dos artefatos orientados a agentes.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF