Título: | GERAÇÃOO DE MAPAS DE PROFUNDIDADE SUPER-RESOLVIDOS A PARTIR DE SENSORES DE BAIXO CUSTO E IMAGENS RGB | ||||||||||||
Autor: |
LEANDRO TAVARES ARAGAO DOS SANTOS |
||||||||||||
Colaborador(es): |
ALBERTO BARBOSA RAPOSO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 11/JAN/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28673&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28673&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28673 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
As aplicações da reconstrução em três dimensões de uma cena real são as mais diversas. O surgimento de sensores de profundidade de baixo custo, tal qual o Kinect, sugere o desenvolvimento de sistemas de reconstrução mais baratos que aqueles já existentes. Contudo, os dados disponibilizados por este dispositivo ainda carecem em muito quando comparados àqueles providos por sistemas mais sofisticados. No mundo acadêmico e comercial, algumas iniciativas, como aquelas de Tong et al. [1] e de Cui et al. [2], se propõem a solucionar tal problema. A partir do estudo das mesmas, este trabalho propôs a modificação do algoritmo de super-resolução descrito por Mitzel et al. [3] no intuito de considerar em seus cálculos as imagens coloridas também fornecidas pelo dispositivo, conforme abordagem de Cui et al. [2]. Tal alteração melhorou os mapas de profundidade super-resolvidos fornecidos, mitigando interferências geradas por movimentações repentinas
na cena captada. Os testes realizados comprovam a melhoria dos mapas gerados, bem como analisam o impacto da implementação em CPU e GPU dos algoritmos nesta etapa da super-resolução. O trabalho se restringe a esta etapa. As etapas seguintes da reconstrução 3D não foram implementadas.
|
|||||||||||||
|