Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ANOTAÇÃO MORFOSSINTÁTICA A PARTIR DO CONTEXTO MORFOLÓGICO
Autor: EDUARDO DE JESUS COELHO REIS
Colaborador(es): RUY LUIZ MILIDIU - Orientador
Catalogação: 20/DEZ/2016 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28461&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28461&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28461
Resumo:
Rotular as classes gramaticais ao longo de uma sentença - part-ofspeech tagging - é uma das primeiras tarefas de processamento de linguagem natural, fornecendo atributos importantes para realizar tarefas de alta complexidade. A representação de texto a nível de palavra tem sido amplamente adotada, tanto através de uma codificação esparsa convencional, e.g. bagofwords; quanto por uma representação distribuída, como os sofisticados modelos de word-embedding usados para descrever informações sintáticas e semânticas. Um problema importante desse tipo de codificação é a carência de aspectos morfológicos. Além disso, os sistemas atuais apresentam uma precisão por token em torno de 97 por cento. Contudo, quando avaliados por sentença, apresentam um resultado mais modesto com uma taxa de acerto em torno de 55−57 por cento. Neste trabalho, nós demonstramos como utilizar n-grams para derivar automaticamente atributos esparsos e morfológicos para processamento de texto. Essa representação permite que redes neurais realizem a tarefa de POS-Tagging a partir de uma representação a nível de caractere. Além disso, introduzimos uma estratégia de regularização capaz de selecionar atributos específicos para cada neurônio. A utilização de regularização embutida em nossos modelos produz duas variantes. A primeira compartilha os n-grams selecionados globalmente entre todos os neurônios de uma camada; enquanto que a segunda opera uma seleção individual para cada neurônio, de forma que cada neurônio é sensível apenas aos n-grams que mais o estimulam. Utilizando a abordagem apresentada, nós geramos uma alta quantidade de características que representam afeições morfossintáticas relevantes baseadas a nível de caractere. Nosso POS tagger atinge a acurácia de 96, 67 por cento no corpus Mac-Morpho para o Português.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF