Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: O RÓTULO É A CERVEJA: A LINGUAGEM INOVADORA DOS RÓTULOS DE CERVEJAS ARTESANAIS CONTEMPORÂNEAS
Autor: JADER MATTOS DE AGUIAR
Colaborador(es): VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA - Orientador
FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA - Coorientador
Catalogação: 06/DEZ/2016 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28337&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28337&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28337
Resumo:
Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa sobre a linguagem dos rótulos de cervejas artesanais. Observou-se que circulam, ao mesmo tempo, no mercado brasileiro, cervejas que utilizam no design dos rótulos uma linguagem tradicional, marcada por um estilo que vem se repetindo ao longo do tempo e outras que não aderem à conservação desse padrão, assumindo uma linguagem inovadora. Trabalhamos sob a hipótese de que um rótulo inovador, ao contrário do tradicional, é caracterizado pela oposição à repetição. À luz da semiótica peirciana, tomando como ferramenta de análise as dimensões semióticas da linguagem de William Morris, buscou-se evidenciar os aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos que caracterizam a linguagem inovadora dos rótulos de cervejas artesanais contemporâneas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF