Título: | GOVERNANÇA DE REDES E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES | |||||||
Autor: |
GUILHERME RAVANELLO SUERTEGARAY |
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Colaborador(es): |
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - Orientador |
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Catalogação: | 06/DEZ/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28329&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28329&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28329 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este estudo investigou as variáveis que facilitam o aprendizado em uma estrutura de rede e sua relação com
seu modelo de governança. Para tanto, foram definidas as seguintes questões intermediárias: (1) quais aspectos definem o modelo de governança instituído na rede. (2) quais as atividades facilitam ou inibem o aprendizado organizacional e (3) como tais atividades se relacionam com o modelo de governança. O método escolhido foi o estudo de caso, realizado nas estruturas formais e informais de governança de uma rede que opera os processos da cadeia de entrega de banda larga em uma operadora de telefonia brasileira. Os dados foram coletados entre agosto e novembro de 2013 por meio de entrevistas com executivos, observação direta de reuniões de trabalho e análise de documentos. Os resultados revelam que nas situações em que as bases do modelo de governança coincidem com aspectos facilitadores do aprendizado há um aprimoramento das bases do modelo de governança, criando um circulo virtuoso de boa governança e aprendizado. Considerando o caráter eminentemente relacional do modelo de governança instituído na rede estudada, os elementos mais importantes na criação das condições necessárias para o aprendizado na cadeia são: confiança, comprometimento gerencial, integração, relacionamento e instrumentos de coordenação entre as partes.
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