Título: | EFEITOS DA SATISFAÇÃO, CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA INTENÇÃO DE RECOMPRA ONLINE | ||||||||||||
Autor: |
LUIZ EDUARDO COURI BOUERI |
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Colaborador(es): |
JORGE BRANTES FERREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 22/NOV/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28077&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28077&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28077 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Com o varejo online crescendo rapidamente em todo o mundo, saber como
reter os clientes fazendo com que eles façam compras repetidas no mesmo site da
Internet tornou-se uma preocupação constante para vendedores online
(JOHNSON et al. 2008). No entanto, em comparação com o varejo físico,
melhorar a fidelidade online a fim de aumentar o nível de intenção de recompra é
mais difícil por causa dos desafios associados ao comércio eletrônico, como por
exemplo a facilidade de comparação de preços entre concorrentes, os baixos
custos de mudança e a incerteza que envolve o ambiente online (CHIU et al.
2009). Este estudo busca analisar os efeitos da satisfação, confiança e seus
antecedentes na intenção de recompra online. A partir da teoria são formuladas
hipóteses dos construtos satisfação, confiança e antecedentes em relação a
intenção de recompra online. As hipóteses foram testadas por meio de uma survey
que resultou em uma amostra de 250 indivíduos cujo único requisito era já ter
realizado compras online. Os dados coletados foram analisados via modelagem
de equações estruturais, com a verificação de efeitos significativos em várias das
hipóteses do estudo, com destaque para satisfação, que se mostrou particularmente
relevante indicando afetar o comportamento do consumidor em relação à intenção
de recompra online. A relação da confiança online com a intenção de recompra
online não foi confirmada neste estudo, divergindo com os achados obtidos por
Chiu et al. (2009). Uma possível razão para tal resultado inesperado pode ter sido
algum problema com a escala utilizada, mesmo com a mesma tendo se
apresentado confiável e a validade do construto tendo sido verificada.
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