Título: | ELEIÇÕES E MÍDIAS SOCIAIS: O USO DO FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE CAMPANHA PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS EM 2014 | ||||||||||||
Autor: |
FELIPE MURTA PINHEIRO |
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Colaborador(es): |
ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO - Orientador |
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Catalogação: | 03/NOV/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27866&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27866&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27866 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta é uma pesquisa inserida no campo da Internet e Democracia que
propõe analisar os impactos da comunicação política nas redes sociais durante
campanhas eleitorais no Brasil ao lançar um olhar empírico e conceitual sobre a
forma como políticos em campanha utilizam o Facebook, o impacto viral de suas
publicações e o uso da comunicação política digital como instrumento de
campanha nas eleições de 2014. Para tal, é objeto específico deste trabalho
observar o conteúdo publicado nas fanpages de oito candidatos à reeleição como
deputado federal pelo Rio de Janeiro nas últimas eleições durante os 33 últimos dias
de propaganda eleitoral na web, de 1 de setembro a 3 de outubro de 2014. Com base
em métodos qualitativos e quantitativos aplicados sobre as 840 publicações
coletadas nos 8 perfis, ficou claro observar que: a) não há relação entre a incidência
de postagens e número de ações de interação; b) há relações significativas entre os
temas plataforma de campanha e registro de atividades com o número de
compartilhamentos e comentários; c) no ambiente eleitoral contemporâneo, um
candidato com muitos votos tende a ser, também, eficiente nas mídias sociais.
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