Título: | DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA À CRIAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO: UMA ANÁLISE DO COLETIVO COCA-COLA BRASIL | ||||||||||||
Autor: |
EDUARDO DE ARAUJO PINHEIRO SILVEIRA |
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Colaborador(es): |
MARCUS WILCOX HEMAIS - Orientador |
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Catalogação: | 13/OUT/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27647&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27647&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27647 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Embora cada vez mais aceita na academia e adotada no meio empresarial, a responsabilidade social corporativa ainda não representa um consenso e está em constante evolução. Evidências indicam que tal abordagem pode proporcionar benefícios às empresas que vão de funcionários mais produtivos e motivados a aumento de vendas e fidelização de clientes, além de ganhos de imagem perante a sociedade. Por outro lado, existem argumentos no sentido de que as empresas devem focar seus esforços tão somente na maximização de lucro, já que a remediação de fraquezas sociais deveria ser uma atribuição exclusiva do governo ou de entidades do terceiro setor. Dessa discussão, emerge a criação de valor compartilhado, um conceito híbrido e que dialoga com as duas vertentes citadas acima a partir do olhar das fraquezas sociais como oportunidades de negócio. A abordagem do valor compartilhado pressupõe, portanto, que as empresas podem – e devem – adaptar seus produtos e serviços, aprimorar sua cadeia de valor e/ou fomentar um ambiente favorável a suas operações a fim de remediar uma determinada causa social e, com isso, obter ganhos comerciais. Para ilustrar a operação dessa estratégia, o presente estudo faz uma análise do Coletivo Coca-Cola Brasil, a plataforma de criação de valor compartilhado da subsidiária brasileira da empresa líder global no setor de bebidas não-alcoólicas. A análise se dá em torno do Coletivo Varejo, que capacita jovens moradores de comunidades carentes de todo o Brasil com vistas à sua incorporação no mercado formal de trabalho e ao aumento de sua autoestima. O resultado do estudo aponta para a existência de impactos positivos tanto para as comunidades apoiadas quanto para a empresa.
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