Título: | O CINEMA ARQUEOLÓGICO DE PATRICIO GUZMÁN | ||||||||||||
Autor: |
TIAGO LOPES RIOS |
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Colaborador(es): |
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT - Orientador |
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Catalogação: | 07/OUT/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27606&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27606&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27606 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A partir do olhar sobre dois filmes de Patricio Guzmán realizados no Chile
após o fim da ditadura de Pinochet (1973-1990) - Chile, memória
obstinada (1997) e Nostalgia da Luz (2010) -, discute-se como ele
desenvolve uma narrativa mais pessoal – sua guinada subjetiva e reflexiva sobre a
história -, considerando, com particular atenção, a memória de seu país. Seus
filmes expõem - o gesto arqueológico - não somente narrativas como
que soterradas na memória dos entrevistados, que foram omitidas para as novas
gerações, mas também a construção de atos corporais de memória e objetos
comemorativos. Murais antigos e coloridos são descobertos por trás de grossas
camadas de tinta monocrômica, da mesma forma que vestígios humanos e ruínas
na árida paisagem do deserto de Atacama, deixando reemergir experiências e
versões dos sofrimentos de vidas que, embora tendo ficado no passado, ainda estão
fortemente presentes. Ao descrever e discutir detalhes de importantes sequências
desses dois filmes, procura-se mostrar como eles obstinadamente resistem e, de
forma meditativa, revertem o esquecimento e a ocultação que a história oficial tem
sustentado.
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