Título: | MÚSICA E SENTIMENTO ANDAM JUNTOS: OS ADOLESCENTES E SUA RELAÇÃO COM A MÚSICA | ||||||||||||
Autor: |
CAROLINA VIANNA SILVEIRA |
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Colaborador(es): |
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO - Orientador |
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Catalogação: | 04/OUT/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27564&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27564&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27564 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa teve como objetivo investigar aspectos relevantes para a
relação que os adolescentes estabelecem com a música, na esteira das discussões
que a Lei 11.769, de 2008, vem provocando ao retornar o ensino obrigatório de
música ao currículo escolar. Tendo como arcabouço teórico estudos ligados à
Biologia e às Ciências Sociais, a investigação foi realizada com 89 adolescentes,
com idade entre 10 e 16 anos, distribuídos por 7 grupos de discussão, constituídos
de modos distintos: um dos grupos foi formado de maneira independente, por
indicação de um professor de violão, dois grupos foram formados por alunos de
uma escola particular e quatro grupos formados em um colégio federal. Para a
realização dos grupos de discussão, enquanto recurso metodológico, optou-se
pelas seguintes atividades: um jogo com temas relativos à música com a intenção
de deixar os jovens mais à vontade e obter um levantamento prévio sobre o
universo musical dos mesmos; o preenchimento de fichas com o nome, idade, as
músicas, bandas e intérpretes favoritos, e os instrumentos musicais que tocam; e,
em seguida, uma conversa sobre a relação daqueles jovens com a música. Na
análise das atividades desenvolvidas nos grupos de discussão, foi possível
levantar aspectos que tornam a música mais ou menos atraente para esses jovens –
apesar da dificuldade em separar os aspectos sonoros daqueles extrínsecos à
música –, bem como as funções que a música tem no cotidiano desses
adolescentes. A pesquisa também procurou identificar o modo como a música
chega até os jovens, passando pelas mídias utilizadas e pelas influências recebidas
da família, dos amigos e dos professores. Constatou-se, ainda, o quanto esses
jovens diferenciam as funções que estilos musicais diversos têm no seu cotidiano
e que proveito tiram dos diferentes estados emocionais que a música é capaz de
induzir.
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