Título: | COMPORTAMENTO MECÂNICO DE SOLOS REFORÇADOS COM BORRACHA DE PNEUS | ||||||||||||
Autor: |
NATALIA ANDREA DURÁN JARAMILLO |
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Colaborador(es): |
MICHELE DAL TOE CASAGRANDE - Orientador |
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Catalogação: | 03/OUT/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27554&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27554&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27554 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O volume de pneus inservíveis continua aumentando a cada ano, se tornando
um tema de grande preocupação para a sociedade. Motivados por esta problemática
ambiental, o presente estudo experimental propõe utilizar a borracha de pneu
triturada como reforço de solos, em duas diferentes granulometrias (chips e fibras),
como material alternativo para o reforço de dois tipos de solos (areia e solo
argiloso). Com este fim realizaram-se ensaios mecânicos, tais como ensaios de
compactação proctor standard, ensaios triaxiais do tipo consolidado e
isotropicamente drenado e ensaios de adensamento unidimensional, para avaliar os
efeitos da granulometria da borracha de pneu, triturada em chips e fibras (com os
tamanhos médios de 4,6 mm e 2 mm, respectivamente) e do teor de borracha de
pneu (5, 10 por cento e 15 por cento em relação à massa de solo seco), no comportamento mecânico
de misturas de areia-borracha e de misturas solo argiloso-borracha. Os resultados
mostraram que tanto os chips como as fibras de pneu de borracha contribuem no
aumento dos parâmetros de resistência ao cisalhamento de ambos os solos e
aumentam a energia de deformação absorvida durante o cisalhamento. Ao analisar
a resposta obtida em ambos os solos, se evidencia que, tanto para a argila quanto
para a areia, foi mais efetivo o reforço com 10 por cento de fibras de borracha de pneu.
Todos os compósitos estudados possuem características de resistência que
poderiam cumprir as exigências de determinadas obras geotécnicas (aterros sobre
solos moles, reforço de taludes, solo de base de fundações superficiais), portanto o
uso da borracha de pneu como reforço de solos contribuiria com o menor consumo
de material natural e redução dos custos de transporte e volume de material
mobilizado.
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