Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: MODELAGEM GEOMÉTRICA PARA ELEMENTOS FINITOS USANDO MULTI-REGIÕES E SUPERFÍCIES PARAMÉTRICAS
Autor: WILLIAM WAGNER MATOS LIRA
Colaborador(es): LUIZ FERNANDO CAMPOS RAMOS MARTHA - Orientador
Catalogação: 11/JUL/2002 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=2755&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=2755&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2755
Resumo:
Este trabalho apresenta um ambiente computacional para modelagem geométrica aplicada à análise por elementos finitos usando multi-regiões e superfícies paramétricas representadas por NURBS. O principal objetivo é gerar modelos 3D para serem usados em simulações numéricas baseadas no Método de Elementos Finitos (MEF). Nessa proposta, a metodologia adotada consiste na combinação de alguns aspectos da modelagem geométrica tais como a detecção automática de regiões e a interseção de superfícies com geração de malhas de elementos finitos. No contexto da programação orientada a objetos, uma nova organização de classes para o modelador geométrico usado neste trabalho, denominado MG, é apresentada. Essa organização de classes permite a implementação do ambiente proposto, mantendo a interface com o usuário tão simples e eficiente quanto à versão original. A organização de classes também provê suporte para a geração de modelos usados em análise por elementos finitos. Enquanto as malhas de elementos finitos requeridas para simulações numéricas são geradas por algoritmos específicos implementados no modelador MG, os atributos são gerenciados por um sistema, denominado ESAM (Extensible System Attributes Management), que também é incorporado ao MG. Esse sistema permite que os atributos do modelador MG sejam configurados para o uso em diversos tipos de problemas de engenharia. A estrutura de dados usada neste ambiente é representada por um enfoque híbrido baseado na combinação de uma representação CGC (Complete Geometric Complex) do modelo e na estrutura de dados estendida do modelador MG. Além disso, a determinação da interseção de superfícies é realizada usando um algoritmo implementado no MG, enquanto que a representação CGC é responsável pelo reconhecimento de multi-regiões. O algoritmo de interseção de superfícies é modificado para tratar casos especiais não considerados na sua versão original.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRAD., RES., ABST., ÍND., LIST. DE FIGS., DE SÍMBS., INTRODUÇÃO PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
PARTE I, CAPITULO 2 PDF      
CAPÍTULOS 2 (CONTINUAÇÃO), 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
CAPÍTULO 5 PDF      
CAPÍTULO 5 (CONTINUAÇÃO) PDF      
CAPÍTULO 5 (CONTINUAÇÃO) PDF      
CAPÍTULO 5 (CONTINUAÇÃO) PDF      
CAPÍTULO 5 (CONTINUAÇÃO) PDF      
CAPÍTULO 6 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF