Título: | VIDEODESIGN: O AUDIOVISUAL E O ENSINO DO PROJETO | ||||||||||||
Autor: |
ELIANE GARCIA PEREIRA |
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Colaborador(es): |
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR - Orientador |
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Catalogação: | 27/SET/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27497&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27497&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27497 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O estudo parte do enfoque do vídeo como gênero discursivo e da interface
desse tipo de estudo com o campo do Design, visando contribuir para os processos
de formação na área. Tendo em vista que os designers, na sua prática e
desde a formação, já se ocupam dos enfrentamentos diante da complexidade do
audiovisual, o estudo se dá durante quatro anos de uma pesquisa intervenção,
em disciplinas do curso de Design na PUC-Rio. A seleção de 22 videos, resultantes
do trabalho com os alunos, juntamente com o diário de bordo do processo,
resultará na escritura de textos videográficos de tal produção, abordagem
que se ocupará em observar não só os elementos constantes nos resultados
finais, mas também o processo, os enunciados explícitos e implícitos dos vídeos.
Esta pesquisa visa exaltar que a atividade projetual e as disciplinas que constituem
hoje o ensino em Design possuem relação com a produção contemporânea
de vídeo no Brasil. A maior visibilidade desse cenário virá contribuir para uma
melhor sistematização do designer diante do vídeo, além de sugerir o preenchimento
de lacunas frente a tal cenário. Pode-se observar, na escritura dos textos
fílmicos – que, neste trabalho, serão textos videográficos –, um dito e um não
dito, aspectos como enunciados estáveis, tema, composição e estilo. São esses
elementos que fazem reconhecer uma área de conhecimento, o que a distingue,
um discurso. É aqui que reside esta tese, em explicitar o Design como gênero do
discurso, diante do objeto vídeo – o videodesign.
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