Título: | HOT-DOG NO FOGÃO A LENHA: INOVAÇÕES TRANSFORMANDO O GOSTO CARIOCA | ||||||||||||||||||||
Autor: |
LUCIANA MONTENEGRO DA SILVA PEREIRA |
||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
GUSTAVO AMARANTE BOMFIM - Orientador |
||||||||||||||||||||
Catalogação: | 04/JUL/2002 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=2746&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=2746&idi=2 |
||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2746 | ||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||
Esta dissertação analisa algumas transformações
morfológicas em equipamentos de cozinha, referentes à
conservação e preparo de alimentos, nas moradias da classe
média carioca, entre as décadas de 30 e 60. Para realizar
esta análise, a autora considera o contexto social,
econômico, político e cultural e verifica suas influências
na transformação da forma. Através de uma perspectiva
histórica, pontua os fatos mais relevantes na formação
do corpo social brasileiro da época,destacando a sociedade
urbana do Rio de Janeiro, assim como as transformações
sofridas por essa sociedade. Focaliza as dimensões
culturais, dando maior destaque à cultura material. Observa
as influências internacionais e as conseqüências dessas
influências na configuração dos equipamentos fabricados no
Brasil. Através de anúncios publicitários da época,
fotografias, manuais de utilização e da descrição realizada
por alguns teóricos, a autora verifica e interpreta
as transformações, e as relaciona com o contexto em que se
realizaram.
|
|||||||||||||||||||||
|