Título: | PRONTIDÃO E ACEITAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SERVIÇOS: MOBILE PAYMENTS | ||||||||||||
Autor: |
THARCISIO ALEXANDRINO CALDEIRA |
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Colaborador(es): |
JORGE BRANTES FERREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 20/SET/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27412&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27412&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27412 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa teve como objetivo investigar os principais fatores que
influenciam a adoção e uso de tecnologias no setor de serviços, mais
especificadamente no setor de serviços financeiros. O arcabouço teórico permitiu
a definição de construtos cognitivos e afetivos para a elaboração do modelo
conceitual. Além disso, este modelo incluiu construtos de elevada importância
para o consumo de serviços financeiros, como Confiança e Risco Percebido. Por
fim, o construto de Prontidão para a Tecnologia, desenvolvido por Parasuraman e
Colby (2014) foi adicionado ao modelo, a fim de analisar a influência da
predisposição individual em relação às tecnologias em geral, enquanto
antecedente dos demais construtos. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio
de uma survey online, que foi respondida por 402 estudantes ou recém-formados
de cursos de graduação e pós-graduação. O modelo final da pesquisa, denominado
Modelo de Prontidão e Aceitação de Mobile Payments, indicou que a Prontidão
para a Tecnologia exerce maior influência sobre os aspectos cognitivos do que
sobre os afetivos, indicando que a prontidão auxilia significativamente o processo
racional de avaliação da tecnologia. Além disso, os resultados indicaram que o
construto de Utilidades e Vantagens Percebidas exerceu a maior influência sobre a
Atitude, seguido pela Confiança e pela Apreciação da Qualidade Percebida,
confirmando que os aspectos cognitivos são predominantes no processo de
decisão quanto ao uso de serviços financeiros. Por fim, o Risco Percebido
apresentou uma influência negativa, mas de pequena magnitude, sobre a Intenção
de Uso. O Modelo de Prontidão e Aceitação de Mobile Payments foi capaz de
explicar cerca de 76 porcento da Atitude e 68 porcento da Intenção em relação ao uso de
tecnologias, mostrando-se um modelo com boa capacidade preditiva e de
contribuição relevante para a literatura de aceitação de tecnologias.
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