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Título: PRÁTICA REFLEXIVA EM INTERFACES FÍSICAS : UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DESIGN DE INTERAÇÃO
Autor: JOÃO DE SÁ BONELLI
Colaborador(es): LUIZA NOVAES - Orientador
JORGE ROBERTO LOPES DOS SANTOS - Coorientador
Catalogação: 14/SET/2016 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27364&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27364&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27364
Resumo:
Esta tese apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem de Design de Interfaces Físicas em um curso de graduação em Design, com base na metodologia da Prática Reflexiva definida por Donald Schon (1983). O estudo trata da definição, concepção e implementação de um ambiente de ensino-aprendizagem de Design de Interação. No estudo explora-se o contexto da Ubiquidade Computacional definido por Marc Weiser (1991), estabelecendo-se uma relação entre este contexto e o campo do ensino de Interfaces Físicas (O SULLIVAN, 2004), área emergente do Design de Interação. Propõe-se um ambiente de ensino-aprendizagem de Interfaces Físicas a partir de um conjunto de iniciativas como o desenvolvimento de disciplinas em um curso de graduação em design; processos colaborativos inter, multi e transdisciplinares para experimentação e desenvolvimento de projetos e a criação de um laboratório de ensino. Subsequentemente, apresenta-se uma discussão sobre alguns resultados decorrentes da criação desse ambiente. Na discussão, são investigados como e porque a experiência no ambiente de ensino-aprendizagem proposto foi determinante na definição dos processos metodológicos de Design utilizados, e busca-se compreender quais são as características destes processos e de seus resultados.
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