Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ELASTICIDADE DA DEMANDA DE PASSAGEIROS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE DE CURTO E LONGO PRAZO
Autor: HENRIQUE DE BETHENCOURT COSTA CARVALHO
Colaborador(es): MARCELO CABUS KLOTZLE - Orientador
Catalogação: 12/SET/2016 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27334&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27334&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27334
Resumo:
O estudo faz uso de modelos reconhecidos e aplicados em estudos internacionais para o cálculo da elasticidade da demanda de passageiros, como: Log-Log, Modelo de Ajuste Parcial (PAM) e técnicas de Cointegração conjugadas com o Modelo de Correção de Erros (ECM). Para o cálculo da elasticidade da demanda de passageiros pagantes por ônibus na cidade do Rio de Janeiro no período de 2004 a 2014 foi utilizado o modelo Log-Log. A fim de distinguir a elasticidade de curto e longo prazo foram empregados e comparados os resultados dos seguintes modelos: Modelo de Ajuste Parcial (PAM) e técnicas de Cointegração conjugadas com o Modelo de Correção de Erros (ECM). O estudo sugere que os fatores mais influentes na demanda de passageiros por ônibus na cidade do Rio de Janeiro são: Produto Interno Bruto, Tarifa e Número de Viagens realizadas pela frota. Como conclusão pode-se afirmar que há pouca distinção em termos de resultados quando se compara os modelos aplicados, exceto no caso do PIB, que apresentou demanda elástica e relação positiva no curto prazo para o modelo de ajuste parcial (PAM) e demanda inelástica e relação positiva usando o modelo de correção de erros (ECM). Tarifa apontou relação negativa para ambos os períodos, embora demanda inelástica para o curto prazo e elástica para o longo prazo. Por fim, Viagens realizadas pela frota exibiu relação positiva e inelástica para o curto e para o longo prazo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF