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Título: PSICOLOGIA EXPERIMENTAL E EDUCAÇÃO NO BRASIL: DO DESPONTAR DOS DISCURSOS CIENTÍFICOS AOS LABORATÓRIOS E PRÁTICAS DE EXAME PSICOLÓGICO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS
Autor: HUGO LEONARDO ROCHA SILVA DA ROSA
Colaborador(es): JULIANE CALLEGARO BORSA - Orientador
Catalogação: 08/SET/2016 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27312&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27312&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27312
Resumo:
O presente trabalho é uma investigação histórica dos discursos e práticas de exame psicológico que se manifestaram no contexto da educação brasileira na virada do século XIX para o século XX. O levantamento de obras em psicologia publicados na segunda metade do século XIX e início do XX foi realizado na base da Internet Archive. Já as fontes primárias produzidas no Brasil foram levantadas na Biblioteca Nacional, no setor de Obras Gerais para livros e na Hemeroteca Digital para os textos publicados na imprensa brasileira. Primeiramente, será abordada a emergência da psicologia experimental na Europa a partir de algumas obras de época, discutindo questões que estavam em pauta entre os experimentalistas. Em um segundo momento, o texto se deterá em questões historiográficas da psicologia no Brasil, tratando de alguns problemas no campo ao mesmo tempo em que busca situar a psicologia experimental em uma pluralidade de discursos em torno de uma psychologia. Por último, o texto trabalhará inserções da psicologia experimental na educação brasileira e como ela estava articulada a outros discursos e práticas que almejavam, por meio da educação do corpo e do espírito das crianças, a manutenção da ordem social e o progresso do país.
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