Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A ASCENSÃO SOCIAL DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS AFRODESCENDENTES NO BRASIL E ESTADOS UNIDOS
Autor: BRUNO COSTA LARRUBIA
Colaborador(es): SONIA MARIA GIACOMINI - Orientador
Catalogação: 15/AGO/2016 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27176&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27176&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27176
Resumo:
O objetivo do presente trabalho é investigar os projetos coletivos e individuais e as trajetórias de vida de jovens afrodescendentes que buscam, no ensino superior, um mecanismo eficiente de ascensão social. Seguindo os indícios apontados pelos estudos de mobilidade social no Brasil e nos Estados Unidos, será prioritariamente estudado o percurso de jovens que formam a primeira geração de bacharéis em suas famílias. Esta investigação analisará a burocratização do corpo como chave interpretativa de um ethos social que tem na ascensão social, um valor central. Desta forma, a corporificação dos sinais de distinção social acaba por construir um habitus associado ao sucesso e ao prestígio social. Através da investigação etnográfica com jovens afrodescendentes universitários podemos colocar em xeque a pretensa predominância de comportamentos de assimilação, como o branqueamento e o action White, como via principal para a ascensão social. Utilizando os significados, sentidos e valores que constroem as narrativas sobre as trajetórias de vida e projetos ascensionais acompanhamos a combinação particular de fatores culturais, como a concepção de raça e classe, que tem no corpo seu lócus privilegiado de análise. Analisamos em última instância como o projeto ascensional está ligado a dinâmica do englobamento e do individualismo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF