Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: DESIGN RATIONALE NA TRIPLIFICAÇÃO DE BANCOS DE DADOS RELACIONAIS
Autor: RITA CRISTINA GALARRAGA BERARDI
Colaborador(es): MARCO ANTONIO CASANOVA - Orientador
Catalogação: 02/AGO/2016 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27082&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27082&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27082
Resumo:
Uma das estratégias mais populares para publicar dados estruturados na Web é expor bases de dados relacionais (BDR) em formato RDF. Esse processo é chamado BDR-para-RDF ou triplificação. Além disto, princípios de Linked Data oferecem vários guias para dar suporte a este processo. Existem duas principais abordagens para mapear bases de dados relacionais para RDF: (1) a abordagem de mapeamento direto, onde o esquema das bases de dados é diretamente mapeado para um esquema RDF, e (2) a abordagem de mapeamento customizado, onde o esquema RDF pode ser significativamente diferente do esquema original da base de dados relacional. Em ambas abordagens, existem vários desafios relacionados tanto com a publicação quanto com o uso de dados em RDF originados de bases de dados relacionais. Esta tese propõe a coleta de design rationale como uma valiosa fonte de informação para minimizar os desafios do processo de triplificação. Essencialmente, a coleta de design rationale melhora a consciência sobre as ações feitas no mapeamento da base de dados relacional para um conjunto de dados no formato RDF. As principais contribuições da tese são: (1) um modelo de design rationale (DR) adequado para o processo de BDR-para- RDF, independente da abordagem utilizada (direta ou customizada); (2) a integração de um modelo de DR para um processo que segue a abordagem direta de BDR-para-RDF e para um processo que segue a abordagem customizada usando a linguagem R2RML; (3) o uso do DR coletado para melhorar recomendações de reuso de vocabulários existentes através de algoritmos de Ontology Matching.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF