Título: | ZONEAMENTO SOCIOAMBIENTAL DE RESTRIÇÕES LEGAIS A OBRAS DE INFRAESTRUTURA: ESTUDO DE CASO DA FERROVIA EF-118, NOVA IGUAÇU (RJ) – CARIACICA (ES) | ||||||||||||
Autor: |
TIAGO OLIVEIRA DE CASTRO |
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Colaborador(es): |
LUIZ FELIPE GUANAES REGO - Orientador |
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Catalogação: | 01/AGO/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27078&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27078&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27078 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A questão ambiental é hoje um tema de extrema relevancia em todo o
mundo e no Brasil, reconhecidamente um país biodiverso não poderia deixar de
ser diferente. Aliado a esse fator ambiental, vivemos um ciclo de expansão
econômica, em que os setores produtivos vem se apropriando de espaços e
abrindo novas fronteiras de atuação. Dessa forma, o planejamento ambiental é
uma importante ferramenta, tanto no auxílio à administração pública da gestão
territorial, quanto para o empreendedor em sua atuação. Do planejamento
ambiental, pode-se alcançar o zoneamento ambiental, que estabelece áreas ou
zonas de características homogêneas, orientando a escolha de parcelas do
território mais ou menos propícias a diferentes atividades desempenhadas pela
sociedade. O objetivo principal do estudo foi a análise de modelos para o
zoneamento de restrições socioambientais legais, através do estudo de caso do
traçado de ferrovia que ligará a cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro à cidade
de Cariacica, no Espírito Santo. Como objetivos secundários estão presentes a
análise da legislação pertinente, a identificação de determinados componentes
socioambientais legais da área de estudo, além da comparação entre diferentes
modelos de mapeamento. Como resultado, foram elaborados mapas, utilizando
diferentes modelagens para o zoneamento de restrições legais. Um dos mapas
gerado se mostrou o mais adequado e subsidiou a escolha de um novo traçado de
ferrovia, atravessando áreas com menores restrições socioambientais legais.
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