Título: | UMA ABORDAGEM BASEADA EM PROGRAMAÇÃO INTEIRA MISTA PARA RESOLVER UM PROBLEMA DO MUNDO REAL DE GERAÇÃO DE GRADES HORÁRIAS ESCOLARES | ||||||||||||
Autor: |
NARA TORRES MOREIRA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARCUS VINICIUS SOLEDADE POGGI DE ARAGAO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 29/JUL/2016 | Língua(s): | INGLÊS - ESTADOS UNIDOS |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27073&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27073&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27073 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Problemas de geração de grades horárias visam agendar eventos a
fim de satisfazer demandas, ao mesmo tempo que satisfazem restrições adicionais.
Uma solução é boa se todas as grades horárias resultantes são
aceitáveis para todas as pessoas e recursos envolvidos. Para a geração de
grades horárias escolares, um número conhecido de aulas, envolvendo estudantes,
professores e salas de aula, deve ser agendado ao longo da semana,
enquanto limitações operacionais, institucionais, pedagógicas e pessoais devem
ser satisfeitas. A alta dificuldade do problema tem levado muitos pesquisadores
a trabalhar em abordagens de resolução para o mesmo desde
o início dos anos 60. Encontrar uma solução aplicável em um cenário do
mundo real implica em satisfazer vários requisitos de qualidade e em não
ignorar questões políticas, o que torna o problema clássico muito mais intrincado.
Este trabalho descreve uma abordagem baseada em programação
inteira mista (MIP) desenvolvida para resolver um problema real de geração
de grades horárias escolares e discute ideias e desafios encarados durante a
fase de implantação da solução em algumas escolas brasileiras. Em contraste
com outros trabalhos na área, o compartilhamento de professores entre diferentes
unidades de uma escola é considerado. Experimentos computacionais
foram realizados para cenários cujo número de unidades varia de 2 a 15, o
número de professores de 35 a 471, e o número de turmas de 16 a 295. Diferentes
estratégias foram combinadas, visando a convergência da procura por
boas soluções. Por fim, os resultados são avaliados e as melhores abordagens
são destacadas.
|
|||||||||||||
|