Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A VIDA SOCIAL DO LIVRO: UM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, CULTURA MATERIAL E CONSUMO
Autor: JOANA DOMINGUEZ GONZALEZ BOUÈRES BELEZA
Colaborador(es): CLAUDIA DA SILVA PEREIRA - Orientador
Catalogação: 21/JUL/2016 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26964&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26964&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26964
Resumo:
Estudar o livro à luz da Antropologia do Consumo figura um caminho curioso para compreender os valores da cultura, tomando como base a trajetória deste objeto que, uma vez amplamente circulado, marca o desejo da sociedade em alcançar a universalidade da comunicação – função atribulada à leitura -, mas que assume, ao longo de sua carreira , novos rumos e relações. Na sociedade contemporânea, em meio à era da informação (efêmera), observa-se que o livro, a partir da força de sua materialidade, carrega significados culturais cristalizados, atua como símbolo de valores nobres e participa como elemento importante de um sistema de significação e classificação social. Trazendo como objeto de investigação este bem material complexo, para uma análise além de seu conteúdo literário, a presente pesquisa busca apreender a parte legível de sua forma material. Considerando que o alto valor de culturalidade do livro está, muitas vezes, acima de sua função primordial, busca-se, portanto, compreender sua especificidade como objeto e refletir acerca das relações de consumo estabelecidas, partindo de uma revisão bibliográfica nos campos do consumo e da abordagem da cultura material; da análise das representações deste bem cultural no discurso midiático; e da identificação dos diferentes usos deste artefato no campo decorativo - percurso pontuado por entrevistas com leitores assíduos e arquitetos da mostra de arquitetura Casa Cor Rio, e pela aplicação de um questionário a jovens e adultos de classes sociais variadas, viabilizando novas reflexões ou elucidando as anteriores.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTA DE ILUSTRAÇÕES PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF