Título: | UMA PROPOSTA DE EXTENSÃO DA LINHA 4 DO METRÔ DO RIO DE JANEIRO (BARRA DA TIJUCA) PELO SISTEMA AEROMOVEL | ||||||||||||
Autor: |
RICARDO ATTA ABRAHÃO |
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Colaborador(es): |
CELSO ROMANEL - Orientador FERNANDO LUIZ CUMPLIDO MAC DOWELL DA COSTA - Coorientador |
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Catalogação: | 20/JUL/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26943&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26943&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26943 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O Aeromovel é um meio de transporte automatizado em via elevada, de
concepção brasileira, que utiliza veículos leves, não motorizados, resultando em
estruturas de sustentação mais esbeltas. Sua propulsão é pneumática, na qual o ar
é soprado por ventiladores centrífugos industriais de alta eficiência energética
através de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma placa
metálica (semelhante uma vela de barco invertida), fixada por uma haste ao
veículo, que se movimenta sobre rodas de aço apoiadas em trilhos guia. No
município do Rio de Janeiro, como parte do projeto de mobilidade urbana para os
Jogos Olímpicos de 2016, vem sendo construída a Linha 4 do Metrô que ligará o
bairro de Ipanema ao Jardim Oceânico na Barra da Tijuca. Nesse projeto, onde
deveria ter sido considerado a extensão da Linha 4 ao Terminal Alvorada do BRT
devido ao volume de passageiros previstos bem como para evitar um
desnecessário transbordo de passageiros, a ligação ao referido terminal será feito
através da Linha 0 do BRT, que certamente não será suficiente para absorver
tantos passageiros. Uma solução que poderia ter sido avaliada seria a ligação do
referido trecho por veículos do Sistema Aeromovel, cuja economia e capacidade
seriam certamente superiores aos dos veículos do BRT além do aspecto relativo a
segurança, uma vez que por se tratar de um meio de transporte por via elevada,
evitaria a maioria dos acidentes com mortes causados até o momento por aquele
meio de transporte.
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