Título: | ESTUDO E MODELAGEM DE ESTRUTURAS TRELIÇADAS UTILIZADAS EM GALPÕES INDUSTRIAIS CONSIDERANDO IMPERFEIÇÕES INICIAIS E EFEITOS DE SEGUNDA ORDEM | |||||||
Autor: |
WALTER GABRIEL BAREIRO |
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Colaborador(es): |
ELISA DOMINGUEZ SOTELINO - Orientador |
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Catalogação: | 23/JUN/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26671&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26671&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26671 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Os galpões industriais constituem um dos segmentos da construção em aço
mais comuns no mercado brasileiro. As características na construção são rapidez
de execução, menor volume de material e a esbeltez dos elementos. Nesta
dissertação avalia-se o desempenho e a necessidade da consideração das
imperfeições iniciais e dos efeitos de segunda ordem nas estruturas treliçadas
usuais nos galpões. Através da modelagem de um conjunto de pórticos treliçados
realiza-se um estudo paramétrico das diferentes tipologias e busca-se oferecer
uma solução prática de pré-dimensionamento. Realiza-se a comparação entre as
metodologias de análises de segunda ordem: o método simplificado MAES da
ABNT NBR 8800:2008 e a análise avançada efetuada no programa Autodesk
Robot Structural Analysis Professional. Os resultados obtidos mostraram a
consistência entre as metodologias de análises de segunda ordem. A partir estudo
comparativo entre a análise de primeira ordem e a análise de segunda ordem conclui-se sobre a
pequena influência dos efeitos de segunda ordem neste tipo de sistemas treliçados.
Comprova-se a pouca sensibilidade à incorporação das imperfeições geométricas
iniciais. Obtêm-se os gráficos de consumo aproximado de aço e de deslocamentos
máximos. Para as diferentes soluções estruturais observa-se a incidência das
tipologias das treliças no desempenho estrutural em relação aos deslocamentos
máximos. Apresenta-se um procedimento simplificado de pré-dimensionamento
mediante tabelas e ábacos produzidos para as diversas treliças.
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