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Título: ALÉM DAS MURETAS DO ELEVADO PAULO DE FRONTIN
Autor: SABRINA BRIDI MARCONDES MARTINS
Colaborador(es): RODRIGO RINALDI DE MATTOS - Orientador
Catalogação: 17/JUN/2016 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26635&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26635&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26635
Resumo:
Nos últimos anos foi possível observar um processo de mudança no conceito de mobilidade urbana. Existe hoje uma maior valorização dos percursos feitos a pé ou de bicicleta, e também maior consciência da necessidade de investimentos na melhoria do transporte público. Essa é uma das razões pelas quais algumas cidades do mundo estão repensando o espaço público e tentando devolver à população áreas que antes se encontravam degradadas e abandonadas pelo poder público, chegando a demolir alguns viadutos. Desta forma, pode-se dizer que a demolição do Elevado da Perimetral, na zona portuária do Rio de Janeiro, foi um marco divisor na história do urbanismo nacional. Por isso, é possível supor que, em função dos resultados obtidos no porto do Rio, outras regiões da cidade que apresentem características semelhantes e que sejam impactadas com a construção de um viaduto, também entrem no rol de discussões e, consequentemente, sejam alvo de estudos e intervenções urbanísticas. Por esta razão, este trabalho teve como principal objetivo investigar o que torna um bairro de boa ou má qualidade para os seus moradores, ou, mais especificamente, verificar se a presença ou não de um viaduto é determinante para a mensuração da qualidade do espaço urbano por parte de sua vizinhança imediata. Como estudo de caso, optou-se pelo Elevado Paulo de Frontin, localizado no bairro do Rio Comprido, na cidade do Rio de Janeiro. Metodologicamente, esta pesquisa tem partes de cunho teórico, onde se buscou analisar a origem do caos urbano e a história do bairro em questão, e uma parte que tem como principal foco o resultado das entrevistas realizadas com moradores e ex-moradores do Rio Comprido. A conclusão a que chegamos é que a presença ou não de um viaduto é menos relevante para a qualidade do espaço do que se supõe o senso comum: ele não é determinante, por si só, para a depreciação ou degradação de um bairro, mas pode ser um agravante. Essa constatação reforça ainda mais a importância da participação popular nas decisões da cidade.
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