Título: | ALÉM DAS MURETAS DO ELEVADO PAULO DE FRONTIN | ||||||||||||
Autor: |
SABRINA BRIDI MARCONDES MARTINS |
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Colaborador(es): |
RODRIGO RINALDI DE MATTOS - Orientador |
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Catalogação: | 17/JUN/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26635&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26635&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26635 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Nos últimos anos foi possível observar um processo de mudança no
conceito de mobilidade urbana. Existe hoje uma maior valorização dos percursos
feitos a pé ou de bicicleta, e também maior consciência da necessidade de
investimentos na melhoria do transporte público. Essa é uma das razões pelas
quais algumas cidades do mundo estão repensando o espaço público e tentando
devolver à população áreas que antes se encontravam degradadas e abandonadas
pelo poder público, chegando a demolir alguns viadutos. Desta forma, pode-se
dizer que a demolição do Elevado da Perimetral, na zona portuária do Rio de
Janeiro, foi um marco divisor na história do urbanismo nacional. Por isso, é
possível supor que, em função dos resultados obtidos no porto do Rio, outras
regiões da cidade que apresentem características semelhantes e que sejam
impactadas com a construção de um viaduto, também entrem no rol de discussões
e, consequentemente, sejam alvo de estudos e intervenções urbanísticas. Por esta
razão, este trabalho teve como principal objetivo investigar o que torna um bairro
de boa ou má qualidade para os seus moradores, ou, mais especificamente,
verificar se a presença ou não de um viaduto é determinante para a mensuração da
qualidade do espaço urbano por parte de sua vizinhança imediata. Como estudo de
caso, optou-se pelo Elevado Paulo de Frontin, localizado no bairro do Rio
Comprido, na cidade do Rio de Janeiro. Metodologicamente, esta pesquisa tem
partes de cunho teórico, onde se buscou analisar a origem do caos urbano e a
história do bairro em questão, e uma parte que tem como principal foco o
resultado das entrevistas realizadas com moradores e ex-moradores do Rio
Comprido. A conclusão a que chegamos é que a presença ou não de um viaduto é
menos relevante para a qualidade do espaço do que se supõe o senso comum: ele
não é determinante, por si só, para a depreciação ou degradação de um bairro, mas
pode ser um agravante. Essa constatação reforça ainda mais a importância da
participação popular nas decisões da cidade.
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