Título: | UMA MÁQUINA VIRTUAL SÍNCRONA PARA APRESENTAÇÕES MULTIMÍDIA | ||||||||||||
Autor: |
GUILHERME AUGUSTO FERREIRA LIMA |
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Colaborador(es): |
LUIZ FERNANDO GOMES SOARES - Orientador |
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Catalogação: | 07/JUN/2016 | Língua(s): | INGLÊS - ESTADOS UNIDOS |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26547&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26547&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26547 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
As linguagens multimídia de alto-nível atuais são limitadas. Suas limitações
decorrem não da ausência de funcionalidades mas da complexidade causada pelo
excesso delas e, especialmente, da sua definição não-estruturada. Linguagens como
NCL, SMIL e HTML definem diversas construções para controlar a apresentação
de dados audiovisuais, porém falham ao não descreverem precisamente como essas
construções relacionam-se umas com as outras, particularmente em termos de comportamento.
Não há uma separação clara entre construções básicas e construções
derivadas; nem um princípio aparente de estruturação hierárquica na sua definição.
Usuários dessas linguagens podem dispensar tal princípio, mas ele é imprescindível
para as pessoas que definem e implementam essas linguagens: o princípio de estruturação
hierárquica torna as especificações e implementações controláveis através
da redução da linguagem a um conjunto de conceitos básicos (primitivos). Nesta
tese, um conjunto de tais conceitos básicos é proposto e adotado como a linguagem
de uma máquina virtual para apresentações multimídia. Mais precisamente, uma
nova linguagem multimídia de alto-nível, chamada Smix (Synchronous Mixer), é
apresentada e definida de forma a servir como camada de abstração adequada para a
definição e implementação de linguagens multimídia de nível superior. Ao definir a
linguagem Smix, isto é, ao escolher um conjunto de conceitos básicos, este trabalho
visa o minimalismo mas ao mesmo tempo trata alguns dos principais problemas das
linguagens multimídia de alto-nível atuais, a saber, os modelos semânticos inadequados
de suas especificações e as abordagens não-sistemáticas de suas implementações.
No lado da especificação, sustenta-se o uso de uma semântica síncrona simples
porém expressiva, com uma noção temporal precisa. No lado da implementação,
propõe-se uma arquitetura de duas camadas que facilita o mapeamento dos conceitos
da especificação em primitivas de processamento digital de sinais. A camada superior
(front end) é a realização da semântica e a camada inferior (back end) estrutura-se
como um dataflow para processamento digital de sinais multimídia.
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