Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: SOBRE RESISTÊNCIA E RESIGNAÇÃO: O EXERCÍCIO DO PODER POLÍTICO NO COMBATE À PRODUÇÃO DE CORPOS DOENTES
Autor: BARBARA OLIVEIRA DE PAULO
Colaborador(es): AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVA - Orientador
Catalogação: 02/JUN/2016 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26520&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26520&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26520
Resumo:
Com o objetivo de modernizar a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos o Estado brasileiro em seus diversos níveis federativos de atuação, vem adotando novas formas e concepções de coleta, manejo e disposição final de resíduos, incluindo nessa cadeia os princípios de sustentabilidade e de parceria entre diversas esferas do poder público e da iniciativa privada. Assim, o Rio de Janeiro vem experimentando uma nova organização logística implementada nas escalas municipal e estadual, impactando o conceito de qualidade de vida na cidade, já que tal sistema afeta o bem estar ambiental e a saúde dos cidadãos, principalmente os localizados próximos à importantes vias de circulação entre o município e sua região metropolitana. Nesse sentido é importante refletir sobre os equívocos presentes nessas políticas públicas sobre esse serviço, já que a gestão tem gerado poluição e produzido corpos doentes às populações do entorno pela natureza prejudicial dessas atividades. O bairro de Honório Gurgel é a área de estudo dos problemas oriundos da instalação da Estação de Transferência de Resíduos da concessionária Ciclus e como essa estação materializa os impactos negativos na qualidade de vida dessa parcela do território da cidade. Na pesquisa, buscou-se compreender os limites enfrentados pelos moradores para pressionar o empreendimento a assumir responsabilidade para com a qualidade ambiental e a defesa da saúde da população, e como o grau de participação política de quem é afetado pela estação é capaz de revelar as posturas de insurgência e conformismo entre os habitantes, entendidas neste trabalho como de resistência e resignação .
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
INTRODUÇÃO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CONSIDERAÇÕES FINAIS PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF