Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A ATUAÇÃO EMPRESARIAL EM BACIAS HIDROGRÁFICAS: MOTIVAÇÕES, BENEFÍCIOS E LIMITAÇÕES
Autor: FERNANDO FERRAZ MALTA
Colaborador(es): CELSO ROMANEL - Orientador
RICARDO ABRANCHES FELIX CARDOSO JUNIOR - Coorientador
Catalogação: 05/MAI/2016 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26289&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26289&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26289
Resumo:
Este trabalho objetiva a definir as motivações, benefícios e limitações de atuação – e protagonismo – de empresas para a gestão dos recursos hídricos em nível de bacia hidrográfica. Aborda a bacia como espaço de conflito e cooperação, demonstrando como o conflito ante a escassez hídrica atual ou iminente é constantemente o resultado da (falta de) interação cooperativa entre os atores. Aprofunda, ainda, sobre a disputa pelo uso da água ante a lógica da interdependência água-energia-alimento e argumenta, a partir de uma análise da Teoria dos Jogos, que o conflito é consequência da falta de diálogo e de expectativas diferentes entre os atores. Por fim, demonstra como esses gaps podem ser, e já são, superados a partir da liderança de atores empresariais, enfatizando os ganhos potenciais da ação e gargalos para seu sucesso.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF