Título: | ENTRE A FORMA, A FORMAÇÃO E A TRANSFORMAÇÃO: O QUE PENSAM OS COORDENADORES SOBRE QUALIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO MODELO CEDERJ/UAB/CAPES | ||||||||||||
Autor: |
CAMILA SILVA SOUSA SANTOS |
||||||||||||
Colaborador(es): |
GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 14/MAR/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25936&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25936&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25936 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A escolha do Estado brasileiro pela modalidade a distância como caminho de execução de políticas públicas para a formação docente tem suscitado debates acerca da qualidade da formação ofertada. O crescimento acelerado do número de cursos e matrículas no curso de Pedagogia na EaD impõe a necessidade de se compreender no que consiste a qualidade do curso nessa modalidade. A qualidade é entendida, nesta pesquisa, como a eficiência dos processos e eficácia dos resultados em consonância com as expectativas sociais, relacionadas a dois fatores: confiabilidade do curso e aplicabilidade do conhecimento construído pelo aluno para a prática docente. Sendo assim, a pesquisa visa compreender que critérios compõem o conceito de qualidade na formação inicial do pedagogo na modalidade a distância com o propósito de construir dados acerca do que as instituições públicas de educação superior (IPES) depreendem e implementam como critérios de qualidade formativa na modalidade a distância. O foco da pesquisa está nos cursos de Pedagogia a distância oferecidos por universidades públicas no Estado do Rio de Janeiro através do Consórcio CEDERJ em parceria com o Governo Federal. Estes cursos configuram uma possibilidade importante de democratização da universidade pública e de formação docente em nível superior. A pesquisa é de natureza qualitativa e se baseia em análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com os coordenadores de graduação e tutoria dos cursos pesquisados. Os resultados encontrados apontam que a percepção de qualidade da formação está ancorada no modelo presencial.
|
|||||||||||||
|