Título: | OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO COMO MEDIADORES DAS POLÍTICAS CURRICULARES | ||||||||||||
Autor: |
JANE CORDEIRO DE OLIVEIRA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 14/MAR/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25935&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25935&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25935 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A pesquisa tem por objetivo compreender de que forma o coordenador pedagógico efetua a mediação política no decorrer do cotidiano escolar, entre as políticas educacionais implantadas pela Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro (SME/Rio) e a comunidade escolar. Os referenciais teóricos são Ball (1994, 2001, 2002, 2005) no que se refere aos conceitos de performatividade, gerencialismo, e recontextualização das políticas no campo micro- as escolas; Marcondes (2013, 2014), tendo como base as teorias de Ball sobre o papel do coordenador pedagógico como mediador frente às novas políticas curriculares e Del Prette e Del Prette (1998, 2012), com o conceito das habilidades sociais nas análises da dimensão socioafetiva da mediação política do coordenador. A pesquisa, de cunho qualitativo, teve como instrumento entrevista semiestruturada com dezoito coordenadores pedagógicos de escolas que atendem aos cinco primeiros anos do ensino fundamental e obtiveram bom desempenho no IDEB (BRASIL, 2012) e IDERio (RIO DE JANEIRO, 2011) no ano de 2011. A pesquisa chega às seguintes considerações: sobre a função desempenhada na escola, os coordenadores se veem como bombeiros, atendendo constantemente às questões emergenciais da escola. Em relação à mediação política do coordenador, encontramos três dimensões em sua atuação: organizacional, pedagógica e socioafetiva. Estas dimensões se apresentam intimamente interligadas. A partir dos relatos dos coordenadores, definimos cada uma dessas dimensões. Em relação à dimensão organizacional, os coordenadores apontaram que ela é exercida essencialmente nos centros de estudos quando os professores fazem seus planejamentos. Nestes horários, os professores recebem o repasse das informações vindas da Secretaria Municipal de Educação – SME/Rio e tiram as dúvidas a respeito do material curricular (Orientações Curriculares, Descritores, Cadernos de Apoio Pedagógico).
dimensão organizacional pode se tornar altamente reguladora quando ele olha os diários, olha os cadernos dos professores e verifica se as atividades foram feitas. Na dimensão organizacional, por falta de infraestrutura na escola, muitas vezes, o coordenador assume turma no lugar do professor faltoso, quebrando sua rotina de trabalho. Em relação à dimensão pedagógica, os coordenadores revelaram que desenvolvem, junto aos professores atividades visando o bom desempenho dos alunos nas provas. Além disso, planejam atividades dos Projetos Políticos Pedagógicos, elaboram e aplicam atividades de recuperação paralela e reforço escolar junto aos alunos com dificuldades de aprendizagem. A respeito da avaliação, eles criam e recriam diversos instrumentos para acompanhamento do desempenho, além das Provas Bimestrais dadas pela SME/Rio. Também desenvolvem atividades de enriquecimento curricular utilizando diversos recursos didáticos, além dos materiais enviados pela SME/Rio. Em relação à dimensão socioafetiva, os dados revelaram que os coordenadores visam construir vínculos afetivos com os diversos segmentos da comunidade escolar de forma a harmonizar, conciliar as demandas pessoais e afetivas num processo de recontextualização das políticas da SME/Rio. O coordenador lida com os anseios dos professores, dos pais, dos alunos e da direção para construir um ambiente colaborativo para a consecução das metas de desempenho. Nas reuniões, organizadas pelos coordenadores, é importante a conciliação de conflitos que porventura existam entre a opinião dos professores e as demandas políticas da SME/Rio.
|
|||||||||||||
|