Título: | AS RELAÇÕES ENTRE DIREÇÃO, LIDERANÇA E CLIMA ESCOLAR EM ESCOLAS MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||
Autor: |
ANA CRISTINA PRADO DE OLIVEIRA |
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Colaborador(es): |
CYNTHIA PAES DE CARVALHO - Orientador FATIMA CRISTINA DE MENDONCA ALVES - Coorientador |
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Catalogação: | 16/FEV/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: |
TESE
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Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25774&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25774&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25774 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Considerando a centralidade do papel desempenhado pelo diretor escolar na condução da tarefa educativa da escola, este trabalho procura ampliar a discussão sobre as relações que podem ser estabelecidas entre a atuação do diretor e o trabalho docente, considerando os resultados dos alunos. A função do diretor escolar é analisada desde sua expressão política e de suas atribuições legais, tomando como referência analítica os conceitos de gestão escolar, liderança e clima escolar. Para tanto, uma ampla revisão bibliográfica sobre o tema foi realizada. O campo definido para a pesquisa considerou as escolas municipais do Rio de Janeiro que atendiam, em 2014, aos dois segmentos do ensino fundamental. A realização de um estudo exploratório com os dados disponibilizados pela Prova Brasil apontou possíveis relações entre a liderança do diretor e os resultados de aprendizagem dos alunos, porém, foram levantadas algumas limitações na utilização destes dados. Assim, este trabalho propõe a complementaridade das metodologias quantitativa e qualitativa em uma abordagem teórico-conceitual do tema. Com o objetivo de ampliar a possibilidade de acesso a informações que levassem à reflexão sobre as questões propostas por esta pesquisa, foram elaborados novos questionários dirigidos a diretores, coordenadores e professores. Os questionários foram testados e aplicados a uma amostra de 42 escolas, sendo sua validação completada a partir da construção de índices adequados para a mensuração dos diferentes aspectos que compõem as relações entre a atuação do diretor e o trabalho docente, considerando os resultados dos alunos. Com estes índices, uma modelagem exploratória foi realizada para averiguar as possíveis associações entre as dimensões estudadas, apontando a importância da percepção dos professores sobre a direção escolar (em diferentes variáveis) para a qualidade de seu trabalho e para a aprendizagem dos alunos. A partir da análise dos dados, foram selecionadas duas escolas da amostra para um retorno ao campo em uma abordagem qualitativa, envolvendo entrevistas e observação do cotidiano da
gestão da escola (shadowing) e possibilitando o aprofundamento das relações apontadas pelo estudo quantitativo com vistas ao aprimoramento dos nossos instrumentos de pesquisa. Destaca-se que, no caso desta pesquisa, os dados pareceram indicar que a atuação presente do diretor, especialmente na construção e manutenção de um clima adequado ao trabalho escolar, é um fator significativo para a qualidade do trabalho docente e para a proficiência dos alunos. A fase qualitativa da pesquisa apontou duas diferentes formas de atuação do diretor na construção deste clima escolar, envolvendo suas estratégias de gestão e suas características de liderança construídas em cada contexto. Em síntese, o trabalho procura contribuir para a discussão sobre as características do trabalho do diretor e suas possíveis relações com o trabalho docente e a proficiência discente por três vias: 1) na realização de uma meta-análise, incluindo a revisão estruturada das recentes pesquisas sobre o tema; 2) da proposição e testagem de um novo instrumento de coleta de dados quantitativos sobre a gestão e o clima escolar; 3) da apresentação dos resultados de um estudo exploratório com os dados coletados, indicando importantes indícios para futuras pesquisas sobre as questões levantadas.
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