Título: | APOIO À TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DE RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO VISUAIS PARA LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEXTUAIS | ||||||||||||
Autor: |
JOAO ANTONIO DUTRA MARCONDES BASTOS |
||||||||||||
Colaborador(es): |
CLARISSE SIECKENIUS DE SOUZA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 28/JAN/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25694 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Produzir tecnologia tem se mostrado uma habilidade cada vez mais
indispensável na sociedade moderna. Os usuários estão deixando de ser simples
consumidores e passando a ser produtores, usando a tecnologia para expressarem
suas ideias. Nesse contexto, o aprendizado do chamado raciocínio
computacional deve ser tão importante quanto o de disciplinas básicas, como a
leitura, a escrita e a aritmética. Ao desenvolver tal habilidade o aluno vai
conseguir se expressar através do software. Diversos projetos ao redor do mundo
têm suas tecnologias e didáticas próprias a fim de auxiliar o aluno a desenvolver
tal capacidade. Porém, sabemos que em um contexto que está em constante
evolução como é o caso da informática, não podemos deixar que o aluno fique
preso a uma única ferramenta ou meio de se expressar. Ferramentas podem ficar
obsoletas e ele perderia seu poder de produtor de tecnologia. Pensando nisso, foi
elaborado um modelo de transferência do aprendizado do raciocínio
computacional a ser incorporado a sistemas de documentação ativa que apoiam o
ensino-aprendizado desta habilidade. O modelo auxiliará o designer na criação
de um artefato tecnológico que seja capaz de ajudar alunos e professores a
aprenderem uma nova linguagem de programação. O modelo, que é baseado na
Engenharia Semiótica, é a principal contribuição científica dessa dissertação de
mestrado.
|
|||||||||||||
|