Título: | COR: NATUREZA E ARTIFICIALIDADE NO BAMBU – PRINCÍPIOS E PRÁTICAS CONSTRUTIVAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
ARISIO RABIN |
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Colaborador(es): |
JOSE LUIZ MENDES RIPPER - Orientador |
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Catalogação: | 26/JAN/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25673&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25673&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25673 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
No contexto das pesquisas que se desenvolvem no LILD, DAD, PUC-Rio,
sobre o encapsulamento de colmos de bambu, este trabalho explora uma nova
modalidade de proteção do material, que se desdobra em benefício estético. Em
síntese, propõe-se aqui a pintura ou impregnação de pigmentos e corantes sobre
superfícies de colmos de bambu com resinas transparentes e translúcidas. A
proposição que origina esta tese deriva da premissa de que a geometria do bambu
extraído é a característica mais relevante de sua forma, e não a cor natural, que
perde seu viço após a extração do solo. Nesse sentido, desde os primeiros
experimentos com pintura, percebemos que a cor artificial poderia substituir a cor
natural, realçando a curvatura da fibras longitudinais e outros aspectos da
geometria única do bambu, dando origem, em verdade, a uma outra dimensão
possível do material, na qual a perda da naturalidade crômica seria compensada
por ganhos em representação geométrica – para além dos benefícios em relação à
proteção do material e em coerência com a integração forma/função que marca a
essência do design. Considerando a cor, nessa e noutras funções, a pesquisa
compreende quatro produções inter-relacionadas no tempo: a) Experimentos
iniciais de pintura, impregnação de cores e encapsulamento; b) Manejo de
algumas espécies de bambu, pintura e encapsulamento de bambus abertos e
construção de objetos tensegrity para testes de resistência às tensões e à ação do
tempo; c) Produção dos objetos demonstrativos das aplicações de uso; d)
Instalações. Constituindo-se na espinha dorsal do trabalho, as quatro produções
são expostas em linha de tempo no capítulo 3, demonstrando desencobrimentos e
técnicas aplicadas. Os capítulos precedentes de introdução e contextualização
abordam aspectos relacionados a esse eixo principal, com foco na cor como
função na natureza, no design e na arquitetura.
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