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Título: O ESTEREÓTIPO DA MULHER BRASILEIRA NAS PROPAGANDAS DE CERVEJA E A FORMAÇÃO INTERCULTURAL DOS APRENDIZES DE PL2E
Autor: FLAVIA DA SILVA PEREIRA ALBUQUERQUE OLIVEIRA
Colaborador(es): ROSA MARINA DE BRITO MEYER - Orientador
Catalogação: 18/DEZ/2015 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25594&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25594&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25594
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o estereótipo da mulher-objeto na sociedade brasileira tal como este se apresenta em propagandas televisivas de cervejas nacionais. Outros objetivos do trabalho são: demonstrar que o amplo uso de diferentes gêneros, em especial propagandas, apresenta vantagens significativas no ensino de PL2E (português como segunda língua ou como língua estrangeira) e de línguas em geral; e demonstrar a utilidade dos estereótipos como recurso de sala de aula a fim de que os mesmos não sejam entendidos como tabu, pois os estereótipos relacionados a nossa cultura (e a todas as demais culturas) precisam ser repensados, desconstruídos e reconstruídos com o auxílio e orientação dos professores de línguas. Como a maior parte das propagandas de cervejas brasileiras explora também a tendência pela Indulgência do povo brasileiro, ou seja, os mesmos tendem a realizar seus impulsos e desejos no que diz respeito a aproveitar a vida e divertir-se (Hofstede, Hofstede e Minkov, 2010: 281), a teoria de Hofstede, Hofstede e Minkov (2010), mais especificamente a sua dimensão denominada Indulgência versus Restrição é usada para relacionar o estereótipo da mulher reforçado nas propagandas à característica de Indulgência da sociedade brasileira. As propagandas selecionadas para a análise se apresentam como exemplares de uma característica marcante das propagandas deste produto em nossa cultura: o corpo da mulher é exposto de forma a transformá-la em produto a ser consumido.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF