Título: | O ESTEREÓTIPO DA MULHER BRASILEIRA NAS PROPAGANDAS DE CERVEJA E A FORMAÇÃO INTERCULTURAL DOS APRENDIZES DE PL2E | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
FLAVIA DA SILVA PEREIRA ALBUQUERQUE OLIVEIRA |
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Colaborador(es): |
ROSA MARINA DE BRITO MEYER - Orientador |
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Catalogação: | 18/DEZ/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25594&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25594&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25594 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o estereótipo da
mulher-objeto na sociedade brasileira tal como este se apresenta em propagandas
televisivas de cervejas nacionais. Outros objetivos do trabalho são: demonstrar
que o amplo uso de diferentes gêneros, em especial propagandas, apresenta
vantagens significativas no ensino de PL2E (português como segunda língua ou
como língua estrangeira) e de línguas em geral; e demonstrar a utilidade dos
estereótipos como recurso de sala de aula a fim de que os mesmos não sejam
entendidos como tabu, pois os estereótipos relacionados a nossa cultura (e a todas
as demais culturas) precisam ser repensados, desconstruídos e reconstruídos com
o auxílio e orientação dos professores de línguas. Como a maior parte das
propagandas de cervejas brasileiras explora também a tendência pela Indulgência
do povo brasileiro, ou seja, os mesmos tendem a realizar seus impulsos e desejos
no que diz respeito a aproveitar a vida e divertir-se (Hofstede, Hofstede e
Minkov, 2010: 281), a teoria de Hofstede, Hofstede e Minkov (2010), mais
especificamente a sua dimensão denominada Indulgência versus Restrição é
usada para relacionar o estereótipo da mulher reforçado nas propagandas à
característica de Indulgência da sociedade brasileira. As propagandas selecionadas
para a análise se apresentam como exemplares de uma característica marcante das
propagandas deste produto em nossa cultura: o corpo da mulher é exposto de
forma a transformá-la em produto a ser consumido.
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