Título: | UMA ERÓTICA MORTÍFERA: RUÍDOS DO SUPEREU NA CLÍNICA PSICANALÍTICA | ||||||||||||
Autor: |
MANUELA XAVIER DE OLIVEIRA |
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Colaborador(es): |
ANA MARIA DE TOLEDO PIZA RUDGE - Orientador |
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Catalogação: | 07/DEZ/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25552&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25552&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25552 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Uma erótica mortífera: ruídos do supereu na clínica psicanalítica é um
estudo da constituição do supereu na teoria psicanalítica e seus desdobramentos
na clínica. O supereu que surge na obra freudiana como produto da identificação
no declínio do complexo de Édipo, admite traços cruéis em sua parceria com a
pulsão de morte. Lacan propõe um supereu equivalente ao objeto a como objeto
voz, contribuição de grande novidade para a teoria analítica. Os mandatos
superegóicos incidem como uma voz muda, inaudível, e propõem um desafio à
clínica, que deve manejar as manifestações deste supereu, tais como o sentimento
de culpa, a necessidade de punição e a reação terapêutica negativa. Os paradoxos
do supereu serão abordados, privilegiando a face do supereu que é correlata ao
gozo, distinguindo-o do Nome-do-Pai, uma função atrelada ao desejo.
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