Título: | DESIGN NO EXTERIOR: O ENSINO DO DESIGN EM AMBIENTE NÃO CONVENCIONAL PROGRAMA DE VIAGENS INTERNACIONAIS COM PROPÓSITO ACADÊMICO | ||||||||||||
Autor: |
ELIZABETH BASTOS GRANDMASSON CHAVES |
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Colaborador(es): |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO - Coorientador |
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Catalogação: | 20/OUT/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25318&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25318&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25318 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A presente dissertação tem por tema uma experiência acadêmica que vem ocorrendo desde o ano de 2006 no curso de Design da PUC-Rio, intitulada Design no Exterior, que são viagens guiadas com fins acadêmicos, nas quais um grupo de alunos participa de inúmeras atividades programadas e disparadoras de crítica e reflexão sobre o campo do Design. Para a consecução dos objetivos propostos foram realizados estudos sobre questões de aprendizagem, experiências pedagógicas inovadoras e ensino do Design,tendo por fio condutor o pensamento de autores como Rui Canário, Julio Cesar Furtado dos Santos, Malcolm Parlett e David Hamilton, Apparecida Mamede-Neves, Gustavo Bonfim e Carlos Teixeira. A pesquisa empírica abrangeu a análise de vasto material recolhido durante nove edições do programa. Na presente pesquisa a edição de 2014 foi tomada como base de análise, não apenas para discutir a relação entre os agentes envolvidos com o programa, como também avaliar efeitos e eventuais benefícios desta experiência educacional inovadora junto ao público alvo.
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