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Estatística
Título: ESTRATÉGIA COMO FATOR DETERMINANTE DE DESEMPENHO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA BRASILEIRA
Autor: BRUNO CASTELLO MEMORIA
Colaborador(es): MARCOS COHEN - Orientador
Catalogação: 24/SET/2015 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25250&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25250&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25250
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo observar a possível relação teórica entre grupos estratégicos da indústria automobilística brasileira e o desempenho das empresas pertencentes a estes grupos estratégicos. Para cumprir este objetivo, foram analisadas 30 montadoras de automóveis, identificando os grupos estratégicos formados, utilizando a tipologia de Michael Porter como base. Após a identificação das estratégias competitivas foi realizada análises sobre o desempenho dos grupos, observando como os grupos estratégicos se apresentam dentro desta indústria. Os dados foram analisados estatisticamente (Z-score, Shapiro-Wilks, análise fatorial, K-means clusters, ANOVA e MANOVA), permitindo análises mais consistentes sobre o coalinhamento estratégico das empresas da indústria em questão. Como resultados, foram encontrados cinco grupos estratégicos, com diferenças significantes entre os seus desempenhos médios para algumas variáveis dependentes, especialmente para a variável Satisfação dos clientes. Esta diferença entre o desempenho médio dos grupos estratégicos indica a importância do estudo das estratégias competitivas das empresas de determinada indústria, sugerindo possível relação teórica entre a estratégia e o desempenho.
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