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Título: A PRESENÇA DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: LETRAMENTO CÍVICO E DEMOCRACIA
Autor: LAURA DE ALMEIDA BRAGA ROSSI
Colaborador(es): MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS - Orientador
Catalogação: 18/SET/2015 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25227&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25227&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25227
Resumo:
Este trabalho dissertativo tem por objetivo encarar a presença da Sociologia na escola brasileira a partir de três enfoques: sua chegada, sua implementação e suas possibilidades. Em primeiro lugar, remetemo-nos ao próprio desenvolvimento das Ciências Sociais no país, que acreditamos ter forte relação com a mobilização e as disputas que culminaram na lei n. 11.684/08, que institui a obrigatoriedade do ensino da disciplina no Ensino Médio. Ainda, analisaremos a transformação destes esforços na definição de currículos e programas de avaliação, bem como a aprendizagem dos conteúdos sociológicos a partir de resultados de avaliações em três estados do país. E, por fim, realizaremos uma discussão acerca da finalidade da presença da Sociologia na escola, mais especificamente a sua contribuição para o letramento cívico, à luz de um debate que parte dos dados sobre a relação da Sociologia com o senso comum. A hipótese geral trata da aprendizagem pelos alunos daquilo que está mais próximo do senso comum, ou seja, de conteúdos já sociologizados na vida cotidiana.
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