Título: | TÃO SUBLIME COMO ENCANTADORA ARTE: AS AULAS E OS MESTRES DE MÚSICA NO IMPERIAL COLLEGIO DE PEDRO II (1838-1858) | |||||||
Autor: |
GILBERTO VIEIRA GARCIA |
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Colaborador(es): |
PATRICIA COELHO DA COSTA - Orientador |
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Catalogação: | 14/JUL/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24906&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24906&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24906 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho tem como objetivo investigar as relações históricas entre o ensino de Música e o ensino Secundário na Corte do Rio de Janeiro, tendo como elemento central a sua constante presença entre as aulas do Imperial Colégio de Pedro II, no século XIX. Para tanto, procura-se analisar a importância simbólica e política da Música na constituição de uma imagem culta e civilizada do Império do Brasil, sobretudo, da boa sociedade na Corte do Rio de Janeiro; a trajetória dos primeiros Mestres de Música do colégio; e as características e o lugar ocupado por suas aulas entre 1838, ano de sua inauguração e 1858, quando seu principal professor deixa o CPII, após a reforma do Regulamento, em 1855, que redefine bruscamente o espaço de sua importância. O corpo documental construído para o trabalho é composto, além das memórias publicadas sobre o colégio, de periódicos e documentos oficiais, tais como: notícias e artigos da imprensa, notas de compra, Quadro de Horários e número de lições, Mapas de Faltas dos professores e o Livro de assentamento dos funcionários do colégio. A metodologia utilizada é a análise qualitativa dos documentos, referenciada pela linha de pesquisa da História Cultural e, especificamente, da História das disciplinas escolares e da História da profissão docente.
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